04/10/2007

O futuro de Braga

O Diario do Minho de hoje avança com a noticia do aprovamento, por parte da Comissão Regional de Licenciamento da Grande Área Metropolitana do Minho, da instalação do Dolce Vita em Braga e de 2 hipermercados Jumbo, um em Braga e outro em Guimarães.



Aí está o que toda a gente já sabia em Braga e que agora se tornou oficial. É este o futuro da cidade, depois do fecho da Bracalândia os bracarenses vão ter mais cimento para passar o fim de semana. O comércio tradicional vai levar mais um golpe, apesar de ainda nem sequer se ter levantado dos últimos, e Braga passará a ser uma cidade virada para o "sedentarismo comercial" em grandes superficies. Passar o dia (ou dias) nos centros comerciais, que já são mais do que a cidade precisa, está a tornar-se o modo de vida bracarense. Infra-estruturas culturais, casas de arte, estruturas desportivas (numa cidade que vive a febre do futebol e vibra com o andebol entre muitos outros desportos), não têm lugar na agenda do senhor presidente da Câmara.



Braga tem tudo para se tornar uma cidade onde seja mesmo "Bom Viver", mas a visão de quem manda na cidade está um pouco limitada pelos velhos hábitos do "amanhã faz-se".

Está na altura de pôr Braga no caminho certo. Sigam o Eléctrico...

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem o diz...

Zé de Braga disse...

Enquanto que o betão e o asfalto embrutecem, o verde que tanta falta faz em Braga, humaniza..

Anónimo disse...

Apoiado!
Quando teremos um verdadeiro parque da cidade? O espaço que vai ficar livre da Bracalândia podia ser aproveitado para o lazer dos cidadãos...

Anónimo disse...

Felizmente temos varias opções para parques verdes e de lazer e que alguns ja se encontram em execução como o Parque Norte, outros como o parque da ponte e o de lamaçães que estão inscritos para 2008 no plano da CMB...

A Bracalandia sai da cidade para algo tambem com uma importancia enorme para Braga e os Bracarenses que é o LIN - Laboratorio Internacional de Nanotecnologia, que a ser aproveitado pelos governantes e forças vivas da cidade, tera tanto ou mais impacto que a U.M. teve no crescimento da cidade e na qualidade de vida dos bracarenses...

Ângelo Pitães disse...

Caro Rui,

Acha que não podiamos ter o LIN e a Bracalândia? Ou os dois em Braga seriam incompativeis? A Bracalândia era uma das principais atracções turisticas de Braga.

Anónimo disse...

www.minhopress.com

Anónimo disse...

a cidade de Braga há muito que deixou de ter personalidade propria, os imensos acordos conluios entre os construtores civis e o presidente da camara, conhecido de todos continua a descaracterizar a nossa bela cidade que tem muito por onde crescer.
A nivel turistico poderiamos ser um destino de excelencia nao fosse as continuas sobreposiçoes de interesses.A Bracalandia, ou o seu fim é mais uma dessas penalizaçoes, alguem fez as contas ao volume de turistas que deixarao de ca vir ?
nao me parece! pensem na cidade em vez de pensarem nas jantaradas de negocios sujos e corruptos.Esta a vista de todos os bracarenses porque razão ninguem faz nada?